quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

A Busca da Beleza do Corpo nos Dias Atuais

Proposta de Redação da VUNESP (2007)

A busca pelo corpo perfeito tornou-se uma obsessão e já ultrapassou todos os limites do bom senso. É irrefutável que vidas tem sido prejudicadas por causa da pressão para que todos possuam o corpo idealizado. Além da saúde física, a saúde mental também sofre as consequências.

Não raro, os meios de comunicação exibem modelos de corpos, determinando, assim, um padrão a ser seguido. Seguir esses padrões tornou-se sinõnimo de exagero e faz com que as pessoas ponham a vida em risco para que essa suposta beleza seja alcançada. A sociedade tem o poder de fazer os que não seguem esses modelos sentirem-se inferiores. Consequentemente, os riscos trazidos por essa obsessão ameaçam o bem estar de muita gente.

Entre os riscos, podemos destacar distúrbios alimentares como a bulimia e a anorexia, o uso frequente de anabolizantes e o exagero cometido por muitos nas academias. Tudo isso prejudica mais do que muitos imaginam, faz com que uma doença acabe desencadeando outra e, assim, a saúde piora gradativamente. Muitas vezes, os resultados dessas irresponsabilidades são irreversíveis. É válido citar também os danos psicológicos advindos dessa pressão que insiste em manter-se sobre as pessoas. Alguns sentem-se humilhados, diminuídos, dão lugar à depressão e enxergam a própria imagem distorcida, ou seja, convivem com um complexo de inferioridade que os castiga.

Em resumo, a busca exagerada pela beleza do corpo é uma doença, faz um mal imensurável e precisa ser tratada. Se, infelizmente, estamos inseridos numa sociedade que não pesa os prós e contras de suas atitudes, cabe a nós zelar pela nossa saúde. O segredo para um corpo saudável e para viver bem é o equilíbrio.

Um comentário:

Unknown disse...

parabens pelo seu texto me ajudou bastante obg.